Sem necessidade de economia: governo afirma que horário de verão virou coisa do passado

horario
© DR

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na terça-feira (14) que não há necessidade de retomada do horário de verão em 2025, garantindo que o Brasil vive um cenário de segurança energética.

Segundo o ministro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avaliou as condições do sistema e concluiu que o abastecimento está garantido, graças ao bom índice de chuvas e ao planejamento do setor nos últimos anos.

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Silveira destacou que o país mantém sua matriz energética baseada nas hidrelétricas, complementada por térmicas e fontes renováveis, como a eólica e a solar.

Ele também anunciou que o governo pretende lançar novos leilões para usinas térmicas e de armazenamento em bateria, o que permitirá guardar energia gerada por ventos e pelo sol. “Vamos literalmente armazenar vento e garantir energia solar até as 22h”, afirmou.

O ministro ressaltou que a expansão das energias renováveis tem gerado desafios em diversos países, como Portugal e Espanha, que registraram apagões recentes devido à intermitência dessas fontes.

Apesar disso, Silveira garantiu que o sistema brasileiro é sólido e bem planejado, afastando qualquer risco de racionamento. “Estamos totalmente seguros de que o país não precisa do horário de verão neste ano”, reforçou.