A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) inicia nesta terça-feira (4) a aplicação do Provão Paulista Seriado para estudantes da 3ª série do Ensino Médio. As provas continuam na quarta-feira (5) e oferecem acesso a 15.717 vagas em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp.
Ao todo, 375,4 mil estudantes da última etapa da educação básica participam do exame, sendo 329,1 mil da rede estadual. Também participam alunos de Etecs, redes municipais, escolas de aplicação de universidades, institutos federais e redes públicas de outros estados.
Orientações para os candidatos
- Chegar com antecedência: os portões fecham às 7h45; prova começa às 8h.
- Levar documento de identificação com foto.
- Caneta esferográfica preta de tubo transparente é obrigatória.
- Celulares, fones, tablets e smartwatches são proibidos em sala; devem ser guardados em envelope entregue pelo aplicador.
- Lanches simples são permitidos (frutas, água, suco ou refrigerante em embalagem individual).
- Usar roupas confortáveis.
Locais de prova
Estudantes de escolas estaduais, municipais e Etecs realizam o exame em suas próprias unidades. Alunos de institutos federais, outros estados e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) fazem provas em polos localizados em São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba. Este ano, pela primeira vez, alunos da EJA podem concorrer às vagas do Provão.
Conteúdo das provas
No dia 4, os candidatos respondem questões de:
- Linguagens e suas tecnologias: 18 de português e 6 de inglês
- Ciências da natureza e suas tecnologias: 8 de biologia, 8 de física e 8 de química
- Produção de redação dissertativa-argumentativa (tempo máximo: 5 horas)
No dia 5, o caderno inclui:
- Matemática e suas tecnologias: 18 questões
- Ciências humanas e sociais aplicadas: 5 de filosofia, 7 de geografia, 7 de história e 5 de sociologia (tempo máximo: 4 horas)
Estudantes com deficiência recebem uma hora adicional por dia.
As provas da 1ª série serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro, e da 2ª série nos dias 11 e 12. Em cidades com feriado, a avaliação será reagendada.
