O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, anunciou um programa de subsídio que cobre 50% da taxa Selic em financiamentos para aquisição de tratores novos. A iniciativa, chamada Pró-Trator, busca modernizar a agricultura, elevar a produtividade e estimular a indústria nacional de máquinas agrícolas, promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico no estado.
O programa estabelece um limite de juros de 8% ao ano e um teto de R$ 50 mil por produtor rural. Podem ser financiados tratores de fabricação nacional com até 125 cavalos de potência. Para ampliar o acesso ao crédito, o governo abriu um Chamamento Público para credenciar bancos cooperativos como operadores financeiros do Projeto FEAP SP – Pró-Trator e Implementos, no âmbito do programa Coopercrédito Agrofácil. As instituições interessadas têm até 9 de junho para apresentar a documentação necessária.
São Paulo Lidera Vendas de Tratores no Brasil
O estado de São Paulo consolidou sua posição como maior mercado de tratores do país em 2024, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Com mais de 7 mil unidades vendidas, o estado respondeu por 21% do total comercializado no Brasil. Paraná e Rio Grande do Sul ficaram em segundo e terceiro lugares, com 4,9 mil e 4,3 mil tratores vendidos, respectivamente.
O edital para habilitação de bancos cooperativos no programa está disponível para consulta no site oficial do governo estadual.