São Carlos se une em ato contra o PL 2159/21 com arte, diálogo e compromisso com o ambiente

DIA DO TRABALHO
São Carlos se une em ato contra o PL 2159/21 com arte, diálogo e compromisso com o ambiente

No último domingo (01/07) na praça da XV um grupo de cidadãos de São Carlos demonstrou seu compromisso com a preservação ambiental ao realizar uma manifestação pública contra o Projeto de Lei 2159/21, que propõe mudanças significativas nas regras do licenciamento ambiental no Brasil.

O encontro reuniu pessoas de diferentes idades e trajetórias para o diálogo e para uma troca de ideias. A proposta foi justamente essa: criar um espaço onde todas as pessoas ali pudessem refletir juntas sobre os impactos desse projeto de lei, não apenas para o país, mas também para a cidade de São Carlos.

Entre as ações realizadas, destacou-se o mural coletivo, pintado ao longo da tarde por quem passava e se juntava para participar. A proposta do mural foi que as pessoas registrassem “O que gostariam de proteger” na cidade. Foram escritas e desenhadas memórias afetivas, nossas nascentes, córregos e parques, como o Bicão, além da fauna e da flora local. As pessoas também deixaram mensagens de revolta e preocupação com o PL, junto ao desejo claro de que ele não seja aprovado. A atividade foi mediada com sensibilidade pela artista Mariana Simões, que ajudou a transformar a escuta e a expressão em parte fundamental da mobilização.

Outro ponto importante do ato foi a mobilização em torno do abaixo-assinado nacional contra o projeto, com assinaturas colhidas tanto na mesa montada no local, que oferecia livros, vídeos, podcasts e outros materiais de informação e sensibilização sobre o assunto, quanto por meio dos nossos agentes móveis, que circularam pela feira conversando com as pessoas sobre o assunto e convidando quem se interessasse a se juntar ao movimento.

Mais do que uma manifestação, o ato foi um momento de escuta, construção coletiva e cuidado com o território. São Carlos mostrou que quer estar presente nas decisões que moldam seu futuro.

O evento foi organizado pela sociedade civil, em parceria com o Fórum Municipal Ambiente e Sociedade (Formas).