São Carlos ganha escola de estimulação cognitiva e treinamento para o cérebro

viver 2025 10 02T103859.917
São Carlos ganha escola de estimulação cognitiva e treinamento para o cérebro

A nova unidade será inaugurada na próxima segunda-feira, 6 de outubro, às 19 horas, na Avenida Dr. Carlos Botelho, 2805 – Centro. Durante a semana de abertura, de 7 a 10 de outubro, o consultor Vinícius Negrão oferecerá aulas experimentais para apresentar a metodologia do Supera. Formado em Ciências Sociais, Vinícius é especialista em Gestão de Pessoas, Customer Experience (CX) e Customer Success (CS), com atuação voltada à criação de ambientes colaborativos e orientados para resultados.

Mais do que um espaço físico, o Supera representa uma proposta inovadora de desenvolvimento cognitivo e emocional. Com uma metodologia exclusiva baseada em exercícios que estimulam raciocínio, memória, atenção e habilidades digitais, o programa é voltado para todas as idades — de crianças em fase escolar a adultos e idosos que desejam manter o cérebro ativo e saudável.

Segundo dados do IBGE (Censo 2022), o Brasil conta com cerca de 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando 15,8% da população. A Região Central do Estado de São Paulo — que inclui São Carlos, Araraquara, Rio Claro e Piracicaba — apresenta envelhecimento populacional moderado, mas crescente. Nesse cenário, a chegada do Supera à cidade reforça a importância de iniciativas voltadas à longevidade cognitiva.

“A ideia é reforçar São Carlos como referência no mapa da estimulação cognitiva e oferecer à população uma nova forma de viver, mantendo o cérebro ativo e longevo”, afirma Regina Kapp, educadora física e gestora da unidade.

O investimento de R$ 180 mil foi motivado pelo propósito transformador do método. “Buscamos por mais de dois anos um projeto alinhado aos nossos valores e encontramos no Supera essa conexão”, destaca Marcos Kapp, sócio e marido de Regina.

Regina relata que, ao passar pelo treinamento, percebeu mudanças significativas em sua forma de pensar: “Hoje encaro situações como desafios, não como problemas. O método amplia horizontes e promove novas sinapses”, detalha, a gestora, que ainda reforça “todos os educadores da unidade passaram por um rigoroso treinamento na matriz do Supera, para atuarem como tutores da estimulação cognitiva”.

A prática regular de exercícios cognitivos estimula a plasticidade cerebral — capacidade do cérebro de criar novas conexões entre neurônios. Isso fortalece a chamada reserva cognitiva, que ajuda a compensar perdas provocadas pelo envelhecimento ou por doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Pesquisas indicam que idosos ativos cognitivamente têm até 30% menos risco de desenvolver demência e podem retardar em até cinco anos o início dos sintomas. Além disso, atividades cognitivas elevam a autoestima, promovem bem-estar emocional e reduzem o risco de isolamento social.

Benefícios da ginástica para o cérebro

  • Crianças: desenvolvem autonomia, foco, atenção e velocidade de processamento. Os jogos analógicos ajudam a reduzir o tempo de tela e promovem habilidades socioemocionais como flexibilidade cognitiva e trabalho em equipe.
  • Jovens e adultos: ganham agilidade no raciocínio, melhoram a tomada de decisões e aumentam a concentração no trabalho.
  • Idosos: aprimoram a memória de trabalho, a atenção e as funções executivas, mantendo o cérebro ativo e integrado.

A unidade São Carlos o será inaugurada no dia 6 de outubro, às 19 horas, com uma breve explanar da metodologia do Supera, pelo especialista   e fica localizada Av. Dr. Carlos Botelho, 2805 – Centro.


O que é o Supera?

O Supera é uma empresa de estimulação cognitiva fundamentada na neurociência e com comprovação científica. Possui um método dinâmico e inovador que promove o desenvolvimento contínuo e transformador. É essencial para pessoas de todas as idades, que buscam melhor desempenho, qualidade de vida e longevidade, mantendo o cérebro ativo e saudável.