São Carlos celebra o Dia Nacional do Agente de Trânsito e reconhece trabalho dos “Amarelinhos”

Design sem nome 14 2
São Carlos celebra o Dia Nacional do Agente de Trânsito e reconhece trabalho dos “Amarelinhos”

Neste 11 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional do Agente de Trânsito, data instituída pela Lei nº 14.594/2023 com o objetivo de reconhecer e valorizar os profissionais responsáveis pela fiscalização, organização e segurança viária nas cidades brasileiras. Mais do que aplicar normas e orientar motoristas, os agentes exercem um papel essencial na preservação de vidas e na promoção da mobilidade urbana segura.

Em São Carlos, a homenagem ganhou ainda mais relevância após a criação da Lei Municipal nº 23.697, de 8 de outubro de 2025, de autoria do vereador Bruno Zancheta, que oficializou a celebração da data no calendário do município. O reconhecimento reforça a importância do trabalho desempenhado diariamente pelos agentes de trânsito da cidade, conhecidos popularmente pelos são-carlenses como “Amarelinhos”.

Presentes nas ruas em diferentes situações desde a organização do fluxo em horários de pico até o atendimento em acidentes, apoio a eventos e ações educativas. Os agentes atuam diretamente para garantir ordem, fluidez e segurança no trânsito. Muitas vezes expostos a situações de pressão, enfrentam desafios constantes para assegurar o cumprimento das leis e reduzir riscos para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A atuação dos “Amarelinhos” em São Carlos também vai além da fiscalização. Os profissionais participam de campanhas de conscientização, projetos educativos em escolas e iniciativas voltadas à prevenção de acidentes, contribuindo para formar uma cultura de respeito às normas de trânsito e valorização da vida.

O Dia Nacional do Agente de Trânsito surge justamente para destacar a relevância dessa categoria, frequentemente lembrada apenas em momentos de autuação, mas fundamental para o funcionamento das cidades. Em um cenário de aumento da frota de veículos e de desafios cada vez maiores na mobilidade urbana, o trabalho técnico, preventivo e humanizado desses profissionais torna-se indispensável.

Ao oficializar a data em São Carlos, o município presta homenagem a homens e mulheres que, diariamente, dedicam-se à proteção da população e à construção de um trânsito mais seguro e organizado. O reconhecimento público reforça a importância de valorizar aqueles que estão nas ruas trabalhando pela preservação de vidas e pelo bem coletivo.