Enquanto nós são-carlenses tentamos enfrentar os desafios do frio com “meros” 9ºC, Santa Catarina congelou de vez nesta quarta-feira (11). Com direito a camiseta congelada no varal, o estado registrou o amanhecer mais gelado de 2025 até agora, com geada e temperaturas negativas em diversas regiões, principalmente na Serra.
O destaque ficou por conta de São Joaquim, que atingiu impressionantes -6,8ºC por volta das 7h, segundo dados da Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento meteorológico. É a menor temperatura do ano em SC, superando os -3,2ºC também registrados em São Joaquim no final de abril.
Em Urupema, outro município conhecido pelo frio intenso, os termômetros marcaram -4,82ºC e também houve formação de geada. Já em outras regiões do estado, o frio também deu as caras: Criciúma marcou 4,25ºC às 5h da manhã, enquanto a capital Florianópolis teve o amanhecer mais gelado do ano, com 7,62ºC — abaixo dos 8,21ºC registrados no fim de maio.
No Oeste catarinense, Monte Carlo e Água Doce chegaram bem perto do zero, com mínimas de 0,27ºC e 0,29ºC, respectivamente.
Com essa onda polar intensa, Santa Catarina reforça sua fama de “freezer” do Brasil e faz os são-carlenses pensarem duas vezes antes de reclamar do frio.