Sanções a Alexandre de Moraes são analisadas por quatro departamentos do governo Trump

trump alexandre de moraes
Sanções a Alexandre de Moraes são analisadas por quatro departamentos do governo Trump

A proposta de sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, está em análise por quatro departamentos do governo de Donald Trump.

A medida, que envolve possível bloqueio financeiro, é avaliada pelo Departamento de Estado, o Conselho de Segurança Nacional, o Departamento do Tesouro e o Conselho da Casa Branca. Só após o parecer dessas áreas o texto seguirá para a decisão final de Trump.

A informação foi noticiada pelo jornalista Paulo Capelli, do portal Metrópoles. Segundo ele, a medida avança lentamente, pois cada órgão envolvido precisa emitir sua posição formal — seja a favor, com ajustes ou contrária à proposta.

O conselheiro de Trump, Jason Miller, intensificou as críticas ao magistrado, chamando-o de “maior ameaça à democracia no hemisfério ocidental”. Elon Musk também tem feito ataques constantes a Moraes, após decisões do ministro envolvendo a rede X (antigo Twitter).

Além disso, integrantes da Casa Branca buscaram informações com o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro e com o jornalista Paulo Figueiredo sobre a atuação de Moraes.

Em março, o senador Lindbergh Farias (PT) chegou a pedir a apreensão do passaporte de Eduardo, alegando envolvimento em suposta conspiração — solicitação que foi negada pelo STF.