Uma decisão histórica para a região foi oficializada em Brasília na última quarta-feira (3 de setembro), durante uma cerimônia realizada no Ministério de Portos e Aeroportos. Na ocasião, os prefeitos Gustavo Perissinotto, de Rio Claro, e Helinho Zanatta, de Piracicaba, estiveram reunidos com o ministro Silvio Costa Filho e o deputado federal João Cury para a assinatura da ordem de serviço que autoriza a elaboração do projeto executivo do aeroporto regional.
O empreendimento, antes tratado como projeto distante, agora entra em uma fase concreta. Com a assinatura, abre-se oficialmente o caminho para os estudos de viabilidade e planejamento detalhado, dando nova perspectiva ao desenvolvimento aeroviário regional.
O LabTrans (Laboratório de Transporte e Logística) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) será responsável pela elaboração do projeto executivo. Os técnicos do laboratório já estão programados para visitar a área proposta, situada entre Rio Claro e Piracicaba, nas próximas semanas. O prazo estipulado para a conclusão dos estudos é de até um ano.
Na entrevista concedida logo após o evento, o prefeito Gustavo Perissinotto destacou a importância histórica do momento, afirmando que “é um ato histórico para nossa região. Rio Claro trabalhou muito pela construção deste aeroporto e, agora, com a parceria com Piracicaba temos a satisfação de participar de mais esta importante etapa para que este sonho se concretize”.
A união entre os dois municípios consolidou-se como estratégia fundamental para a viabilização do aeroporto regional. Além de favorecer o transporte aéreo — tanto de passageiros quanto de cargas — o plano também visa alavancar o turismo e fomentar o desenvolvimento econômico local.
Com essa nova etapa, a expectativa de moradores e lideranças regionais ganha substância e passa de sonho distante a plano programado. O radar está agora voltado para o trabalho técnico do LabTrans, que definirá o futuro desenho dessa infraestrutura essencial para o crescimento da região.
