Rejeição a Lula e Bolsonaro inelegível: brasileiros rejeitam ambos em 2026, aponta pesquisa

lula bolsonaro
Rejeição a Lula e Bolsonaro inelegível: brasileiros rejeitam ambos em 2026, aponta pesquisa

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5), revela que a maioria dos brasileiros não quer ver Lula ou Bolsonaro disputando a presidência em 2026. Segundo o levantamento, 66% são contrários à reeleição de Lula (PT), enquanto 65% acham que Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível até 2030, também não deveria tentar voltar ao cargo.

Apenas 32% apoiam uma nova candidatura de Lula, enquanto 26% defendem que Bolsonaro siga como nome da direita, mesmo impedido legalmente. Entre os entrevistados que se dizem “não bolsonaristas, mas mais à direita”, 55% preferem que Bolsonaro apoie outro candidato. Já no grupo “bolsonarista”, 58% desejam que ele dispute, mesmo inelegível.

No campo da esquerda, 37% dos que se definem como “não lulistas, mas mais à esquerda” acham que Lula não deveria tentar a reeleição. Entre os “lulistas/petistas”, 15% compartilham dessa opinião.

Caso Bolsonaro não entre na disputa, os nomes mais citados como possíveis representantes da direita são Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17%, e Michelle Bolsonaro (PL), com 16%, em empate técnico. Ratinho Júnior (PSD) tem 11%, seguido por Pablo Marçal (PRTB), com 7%.

A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.