Receita de vaca atolada mineira simples de preparar

Design sem nome 22 3
Receita Toda Hora

O canal Receita do Will apresentou uma versão irresistível da vaca atolada mineira, prato emblemático da culinária de Minas Gerais que mantém sua popularidade e encanta paladares. Ideal para um almoço ou jantar especial, a receita combina sabores robustos e ingredientes tradicionais, sendo uma escolha certeira para reunir família e amigos. Confira como preparar esse clássico que nunca sai de moda.

Para a vaca atolada mineira, são necessários costela bovina, mandioca cozida, vinho branco seco, água do cozimento da mandioca, banha de porco ou óleo, colorau, tomate, alho, cheiro-verde, pimenta-do-reino, sal e água fervente. O preparo começa temperando a costela com alho amassado, sal e pimenta-do-reino, misturando bem para absorver os sabores. Em uma panela, a carne é dourada na banha ou óleo, reservada, e os demais ingredientes são incorporados conforme as etapas do preparo. O prato é cozido em panela de pressão por 40 minutos, finalizado com a mandioca cozida, resultando em uma textura suculenta e sabor marcante.

A receita, detalhada no canal, promete conquistar até os paladares mais exigentes. Prepare e surpreenda com essa delícia mineira que une tradição e praticidade!

Ingredientes da receita de vaca atolada mineira

  • 1 copo(americano) de vinho branco seco
  • 1 kg de mandioca cozida
  • 1 copo ( americano) da água do cozimento da mandioca
  • 1,5 kg de costela bovina
  • 1 colher(sopa) de banha de porco ou óleo
  • 1 colher(sopa) de colorau
  • 1 colher(sopa) de sal
  • 2 tomates
  • 1 cebola picada
  • 1 cabeça de alho amassada
  • Cheiro verde e pimenta do reino a gosto
  • Água fervente o quanto baste

Modo de preparo

  1. Coloque os pedaços de costela bovina numa vasilha, adicione o ⅔ do alho amassado com o sal, a pimenta do reino, e misture bem para envolver os temperos na carne.
  2. Numa panela grande coloque a banha de porco ou o óleo, leve em fogo médio, deixe aquecer, coloque a costela bovina, e deixe dourar bem até formar uma crostinha na panela.
  3. Retire a costela, reserve numa vasilha, e na mesma panela coloque a cebola e misture bem para “deglaçar” ( retirar o fundo da panela a crostinha que se formou).
  4. Adicione o restante do alho + sal, o colorau, o tomate picado, o vinho branco seco, mexa bem e deixe ferver por 2 minutos.
  5. Transfira esse refogado para a panela de pressão, acrescente os pedaços de costela, cubra com a água fervente, tampe a panela, e assim que levantar pressão deixe cozinhar por 45 minutos.
  6. Retire do fogo, deixe a pressão sair, abra a panela, deixe esfriar um pouco. Irá se formar uma capa de gordura na superfície. Remova com uma concha para que fique mais saudável.
  7. No liquidificador coloque alguns pedaços de mandioca cozida, a água do cozimento e bata bem para homogeneizar.
  8. Leve a panela de pressão ao fogo novamente, adicione as mandiocas cozidas, o creme de mandioca obtido no liquidificador e misture para incorporar.
  9. Ajuste o sal, e deixe ferver por alguns minutos para encorpar.
  10. Retire do fogo e sirva essa suculenta vaca atolada mineira!