Certamente, você já saiu de um rodízio de pizza se perguntando: “Será que hoje eu comi o suficiente pra fazer a pizzaria ter prejuízo?” Pois bem, a página Fatos Desconhecidos fez as contas — e agora temos o número deste dilema.
Para começar, vamos entender o jogo: em terras são-carlenses, pagamos, em média, R$ 55 em um rodízio padrão. Segundo eles, cada pedaço de pizza custa aproximadamente R$ 3 para a pizzaria, considerando ingredientes, mão de obra, lenha (ou gás) e todo o resto.
Uma pizza média rende 8 fatias. Agora, vem a matemática: se você comer 18 fatias — equivalente a duas pizzas inteiras + 2 pedaços — você equilibra as contas com o estabelecimento.
Ou seja, com esses cálculos, somente os mais corajosos (e famintos) podem, de fato, fazer o dono da pizzaria começar a suar — e não é por causa do forno à lenha, mas sim do bolso.
Então, fica o desafio: da próxima vez que você for a um rodízio, vai comer por prazer ou vai entrar no modo “desafiar o capitalismo pizzaiolo”? Só não vale esquecer de deixar espaço para as pizzas doces no final.