Quantas horas você realmente precisa dormir? A ciência tem a resposta!

horas de sono ideiais
Quantas horas você realmente precisa dormir? A ciência tem a resposta!

Será que realmente existe um padrão de horas de sono conforme a idade? Segundo a ciência, a resposta é sim — e quem garante isso é a National Sleep Foundation, que elaborou uma tabela com as médias recomendadas de sono para cada fase da vida. E sim, as diferenças são bem maiores do que a gente imagina!

Segundo a fundação, recém-nascidos devem dormir entre 14 a 17 horas por dia. Já os bebês de 4 a 11 meses precisam de 12 a 15 horas, enquanto crianças de 1 a 2 anos se beneficiam com 11 a 14 horas de sono. Conforme crescemos, a quantidade de horas vai diminuindo: dos 3 aos 5 anos, são 10 a 13 horas; dos 6 aos 13, de 9 a 11 horas; e entre os 14 e 17 anos, o ideal é dormir 8 a 10 horas por noite.

A partir da vida adulta, a média se estabiliza. Dos 18 aos 64 anos, recomenda-se de 7 a 9 horas por noite. Já a partir dos 65 anos, o ideal fica entre 7 e 8 horas. Isso ajuda a entender por que os bebês praticamente dormem o dia todo e, por outro lado, os idosos tendem a acordar bem cedinho.

Apesar da famosa recomendação de 8 horas de sono por noite, especialistas concordam que a maioria das pessoas tem um descanso adequado dormindo entre 7h30 e 8h30. Mas o mais importante é perceber como você acorda. Se levanta cansado, com sensação de sono acumulado, o problema pode estar na quantidade insuficiente de horas ou até mesmo em distúrbios que afetam a qualidade do sono.

E, claro, nem tudo é regra absoluta. A quantidade ideal de horas pode variar de pessoa para pessoa, influenciada por fatores genéticos, hábitos de vida e até mesmo rotina.

E você, dorme como um bebê ou acorda antes do galo cantar? Conta aí: quantas horas de sono você costuma ter por noite?