PRÓ-MEMÓRIA: Planta cadastral de São Carlos de 1901 agora está disponível em autocad

mapa
AI

O conjunto de desenhos das plantas cadastrais de 1901 para o projeto de saneamento da cidade talvez seja um dos documentos mais raros e importante que temos no acervo documental do Arquivo Público e Histórico da Fundação Pró-Memória.

Devido à fragilidade e unicidade do documento, a Fundação Pró-Memória resolveu refazê-lo em uma linguagem técnica (autocad) e disponibilizá-lo em forma de documento para toda a comunidade, pesquisadores, estudantes ou somente curiosos.

O projeto de rede de esgotos foi encomendado ao Eng. Álvares de Menezes, em 1900, pela Câmara Municipal, dentro do contexto da época do higienismo e das chamadas “melhorias urbanas”. Foi entregue um levantamento minucioso e preciso das edificações, quadras e arruamentos de São Carlos e de como deveria ser executada a rede de captação dos esgotos.

Não há relatos de quanto o projeto foi seguido e executado, mas a rede de esgotos de São Carlos está no meio da via pública até hoje, como previsto no projeto.

O projeto foi entregue em dez pranchas, na escala 1:1000, encadernado em capa dura. A reconstrução de agora, releu e “juntou” todas as pranchas em uma só; dando um panorama completo da cidade de 1901. O mapa gerado foi também sobreposto ao Mapa-Base (mapa atual), para que seja possível estabelecer comparações da cidade do início do séc. XX com a do séc. XXI.

O Mapa de 1901 revela uma cidade já vibrante, adensada e com vários equipamentos públicos, como fontes, chafarizes, velódromos, cemitérios, igrejas e largos. É possível ler, através dele, a evolução urbana e as transformações no tempo; o que o torna uma peça de consulta e estudo muito valiosa para São Carlos.