A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira (15), o projeto que autoriza a concessão de 14 travessias por balsa no litoral, Grande São Paulo e Vale do Paraíba.
A medida, que recebeu 62 votos favoráveis e 16 contrários, integra a agenda do governo Tarcísio de Freitas para transferir serviços públicos à iniciativa privada.
Com essa aprovação, já são 11 projetos de privatização ou concessão autorizados sob sua gestão, incluindo a Sabesp, a Emae e serviços como rodovias, trens e escolas, somando mais de R$ 115 bilhões, segundo dados governamentais.
Agora, o governo estadual está autorizado a lançar o edital e realizar o leilão para conceder à iniciativa privada a operação dessas travessias. A proposta, inicialmente prevista para votação no início de abril, enfrentou resistência da oposição, que conseguiu adiar sua tramitação por duas semanas.
O presidente da Alesp, André do Prado (PL), destacou o projeto como uma prioridade do novo mandato. Curiosamente, um dia antes da aprovação, duas balsas colidiram, e um motociclista caiu na água — sem ferimentos — após uma falha técnica.