O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira (28) que as Forças de Defesa de Israel mataram Mohammed Sinwar, líder do Hamas e um dos terroristas mais procurados do grupo. Segundo Netanyahu, ele foi localizado em um centro de controle em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Até o momento, o Hamas não se pronunciou sobre a declaração.
Durante um discurso no Parlamento israelense, Netanyahu listou Mohammed entre outras lideranças do Hamas que, segundo ele, já foram eliminadas em operações militares recentes. “Eliminamos Mohammad Deif, Ismail Haniyeh, Yahya Sinwar e Mohammed Sinwar”, afirmou.
Mohammed era irmão de Yahya Sinwar, apontado como um dos principais mentores do ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel, e morto no ano passado. Ele também era o alvo central de uma ofensiva israelense em Gaza no último dia 13 de maio.
A informação reforça a ofensiva israelense na tentativa de desestruturar a cúpula do Hamas e sinaliza um avanço simbólico na guerra em curso na Faixa de Gaza.