“Prefeito Tiktoker” é alvo de operação da PF em Sorocaba

rodrigo manga alvo investigacao policia federal sorocaba
"Prefeito Tiktoker" é alvo de operação da PF em Sorocaba

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (10) uma operação contra um esquema de desvio de recursos públicos da Saúde em Sorocaba (SP). Um dos alvos é o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido nas redes como “prefeito tiktoker”.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de Manga, na Prefeitura, na Secretaria da Saúde e no diretório do Republicanos. Segundo a PF, não há mandados de prisão, mas os bens e valores apreendidos podem somar até R$ 20 milhões. A Prefeitura informou que não comentaria o caso.

A investigação, iniciada em 2022, apura fraudes na contratação de uma organização social e indícios de lavagem de dinheiro com dinheiro vivo, boletos e imóveis. Ao todo, são 29 mandados em 12 cidades, incluindo São Paulo, Santos e Vitória da Conquista (BA).

Os investigados podem responder por corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação ilegal e frustração de licitação.

No cargo desde 2021, Manga foi reeleito em 2024 com 73,75% dos votos e ficou conhecido no Brasil inteiro por seus vídeos divertidos, informando melhorias e inovações de Sorocaba nas redes sociais, onde soma quase 6 milhões de seguidores.