Você sabia que existe um feriado não oficial chamado Pizza Day? Ele é celebrado todo 22 de maio e marca uma das transações mais curiosas — e hoje, quase inacreditáveis — da história da internet: quando duas pizzas foram compradas por 10.000 bitcoins.
O autor desse feito foi Laszlo Hanyecz, um programador da Flórida, que em 2010 decidiu provar que o Bitcoin podia ser usado como dinheiro. Naquela época, a criptomoeda ainda era vista como uma ideia excêntrica, e seus 10.000 BTC valiam apenas 41 dólares. Laszlo publicou um pedido em um fórum online, oferecendo essa quantia para quem entregasse duas pizzas grandes na casa dele.
E conseguiu, sendo esta a primeira compra registrada com a moeda. “Queria só uma refeição gratuita usando bitcoins”, disse ele em entrevistas anos depois descrevendo o fato com bom humor. Mal sabia Laszlo que, com o tempo, essa transação se tornaria lendária. Hoje, os mesmos 10.000 bitcoins valem cerca de 1,2 bilhões de dólares, ou aproximadamente 6,2 bilhões de reais.
Criada em 2009 por Satoshi Nakamoto, o Bitcoin arrasta entusiastas pelo mundo, por ser a única moeda que não depende de bancos ou governos para existir: todas as transações ficam registradas em uma rede global chamada blockchain.
Mas a pergunta final é: Se fosse você há 15 anos, trocaria uma quantia generosa de uma moeda estranha e sem valor por duas pizzas quentinhas?