Uma pesquisa global revelou que solteiros estão menos satisfeitos com sua vida sexual em comparação com pessoas comprometidas. No Brasil, enquanto 81% dos que estão em um relacionamento dizem estar satisfeitos com a vida sexual, apenas 50% dos solteiros compartilham do mesmo sentimento.
O estudo foi realizado pelo instituto Ipsos em 30 países, com mais de 23 mil entrevistados — sendo mil brasileiros — com idades entre 18 e 74 anos. A pesquisa, intitulada Love Life Satisfaction, desmistifica a ideia de que solteiros vivem uma vida sexual mais intensa e variada, mostrando que, na prática, o cenário é bem diferente.
Na outra ponta da estatística, a Espanha se destaca: 83% dos solteiros espanhóis afirmam estar satisfeitos sexualmente, número próximo ao dos comprometidos no país (85%).
Para a psicóloga e sexóloga Karina Brum, satisfação sexual vai além do prazer físico. “Ela envolve aspectos emocionais, psicológicos, sociais e afetivos. O contentamento sexual passa pela empatia e pela reciprocidade no desejo e nas relações humanas”, afirma.
Apesar de os brasileiros demonstrarem um aumento na sensação de se sentirem amados em relação a anos anteriores, o país ainda está abaixo de outros vizinhos latino-americanos. A Colômbia lidera o ranking global nesse quesito, seguida por México, Chile, Peru e Argentina. O Brasil ficou com 71 pontos em um índice de 0 a 100.