A Semana Santa chegou e com isso o período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa, está movimentando o comércio de pescados no Brasil. Tradicionalmente marcada pela substituição de carnes vermelhas por peixes, especialmente entre os fiéis católicos, a temporada promete um incremento significativo nas vendas.
A tilápia, é o peixe de preço mais acessível e produção abundante principalmente no sudeste brasileiro, segundo maior polo de cultivo da espécie no país –, lidera a preferência dos consumidores, ao lado de opções como surubim, pescada amarela e salmão.
A Associação Brasileira da Piscicultura projeta um mercado bem abastecido para 2025, sem os problemas de escassez enfrentados no último ano, quando a oferta de filé de merluza e tilápia foi prejudicada por menor produção. Francisco Medeiros, presidente da entidade, garante: “Não há risco de falta de tilápia nas gôndolas ou no prato do consumidor.” Ele reforça a importância de estratégias de marketing e promoções no varejo para aquecer ainda mais as vendas durante o período.
A Quaresma não apenas reforça tradições religiosas, mas também estimula o consumo de pescados como alternativa saudável e acessível. Com o mercado aquecido e uma oferta diversificada, os comerciantes se preparam para atender à demanda crescente, especialmente nestes dias que antecedem a Páscoa.
Você já comprou o seu?