Os motoristas que utilizam as rodovias da região de São Carlos precisarão preparar o bolso. As tarifas de pedágio administradas pela Eixo SP Concessionária de Rodovias terão reajuste de 4,39%, acompanhando a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O aumento será aplicado nas praças de pedágio de Rio Claro e Itirapina, utilizadas diariamente por milhares de condutores que circulam entre São Carlos e cidades da região.
Segundo a concessionária, o reajuste tem como objetivo garantir a continuidade dos serviços de manutenção, segurança viária, conservação das pistas e investimentos na infraestrutura das rodovias sob sua administração.
Apesar do aumento, usuários que utilizam sistemas de pagamento eletrônico por tag continuam tendo acesso a benefícios. Entre eles está o desconto automático de 5% nas passagens realizadas pelas cabines automáticas.
Além disso, motoristas de veículos de passeio, pick-ups e vans de dois eixos simples podem obter o chamado Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente o valor pago conforme aumenta a utilização da mesma praça de pedágio no mesmo sentido.
De acordo com a concessionária, o desconto progressivo pode chegar a 90%, sendo aplicado automaticamente a cada passagem. O cálculo é reiniciado no começo de cada mês.
A orientação é que os usuários acompanhem os canais oficiais da Eixo SP para consultar os novos valores das tarifas e verificar os benefícios disponíveis para quem utiliza pagamento eletrônico.
