“Passageiro reborn” é a mais nova moda entre motoristas solitários; entenda

passageiro reborn
"Passageiro reborn" é a mais nova moda entre motoristas solitários; entenda

Provavelmente você já está de saco cheio de ouvir falar dos bebês reborn, mas esta notícia vai te surpreender. Os bonecos realistas, que imitam seres humanos, ganharam uma função inusitada no trânsito: dar a sensação de segurança a quem dirige sozinho — especialmente mulheres.

Foi pensando nisso que o artista plástico Roberto “Juca” Amaral, de São Paulo, criou Wilson, um boneco inflável acoplado a uma bomba elétrica que pode ser inflado instantaneamente pela tomada 12V do carro.

Wilson é propositalmente feio, com cara de poucos amigos e aparência de um homem de meia-idade. A ideia, segundo o criador, é justamente parecer um acompanhante real e pouco abordável. Cada unidade custa R$ 690, mas pode ser encontrada em promoção por até R$ 450.

Segundo Juca, o público é majoritariamente feminino, mas ele também vende para pais preocupados com filhos que voltam tarde da faculdade e para homens que fazem fretes sozinhos.

Apesar da criatividade, órgãos de segurança pública não apontam dados que comprovem que motoristas sozinhos são mais visados por criminosos. Uma pesquisa do IBGE em parceria com o Ministério da Justiça indica que fatores como gênero, idade e escolaridade não alteram significativamente o risco de assaltos no trânsito.

Ainda assim, Juca garante: a sensação de tranquilidade que Wilson proporciona já vale o investimento. Pelo visto, vale-tudo para não ser assaltado em nosso lindo e perigoso país.