Pantanal em chamas: 62% do bioma já foi atingido por incêndios nos últimos 40 anos

pantanal
Pantanal em chamas: 62% do bioma já foi atingido por incêndios nos últimos 40 anos

O Pantanal é o bioma brasileiro mais afetado por incêndios nas últimas quatro décadas, de acordo com o Relatório Anual do Fogo do MapBiomas. Entre 1985 e 2024, o fogo atingiu 62% de sua extensão territorial — um total de 9,3 milhões de hectares, equivalente a cerca de 90 mil campos de futebol. A maior parte das áreas queimadas (93%) é composta por vegetação nativa.

Além disso, o Pantanal concentra quase 20% de todas as grandes queimadas do país — aquelas com mais de 100 mil hectares. Embora o fogo faça parte do ciclo natural do bioma, que alterna períodos de cheia e de seca, especialistas alertam que mudanças climáticas e ações humanas estão agravando as queimadas.

Segundo Eduardo Reis Rosa, coordenador de mapeamento do Pantanal no MapBiomas, o risco aumenta quando os campos alagados secam: “Eles ficam altamente inflamáveis e a extensão do fogo cresce. As pastagens representam apenas 4% da área queimada, o que mostra a gravidade do impacto sobre a vegetação nativa.”

O relatório ainda aponta que, em 2024, houve um aumento de 157% na área queimada em relação ao mesmo período do ano anterior. A média anual é de 862 mil hectares em chamas. Corumbá (MS) lidera o ranking de municípios com mais área devastada desde 1985, com 3,8 milhões de hectares.

Um dos maiores desafios atuais, segundo Eduardo, é permitir que essas áreas se regenerem — o que exige ações humanas eficazes e contínuas.