Orgulho: Cidade de Deus entra para o top 15 dos maiores filmes em lista do The New York Times

cidade de deus
Orgulho: Cidade de Deus entra para o top 15 dos maiores filmes em lista do The New York Times

O cinema brasileiro ganhou destaque internacional mais uma vez. O aclamado filme Cidade de Deus foi o único representante do Brasil a figurar na lista dos 100 melhores filmes do século, elaborada pelo jornal norte-americano The New York Times. O longa ficou na 15ª posição no ranking divulgado no último domingo (22).

Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme lançado em 2002 retrata a dura realidade da favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, através da perspectiva de jovens moradores envolvidos em um ciclo de violência e sobrevivência. A análise publicada pelo jornal destaca a intensidade de uma das cenas mais marcantes do filme, elogiando a complexidade narrativa, o estilo visual impactante e o carisma do elenco.

“A capacidade de um filme conter uma cena tão brutal sem provocar repulsa é prova de sua sofisticação”, escreveu o NYT. O ator Chiwetel Ejiofor, ouvido pela reportagem, também elogiou: “Você sente o calor, o suor nas costas, a pressão… são poucos os filmes que te colocam dentro do ambiente com tanta precisão”.

Cidade de Deus foi indicado a quatro categorias do Oscar — Direção, Roteiro Adaptado, Fotografia e Montagem —, mas não levou nenhuma estatueta. Ainda assim, consolidou-se como um marco do cinema mundial.

A lista do New York Times foi elaborada com base na opinião de 500 especialistas que enviaram seus top-10 pessoais. No topo do ranking ficou o sul-coreano Parasita, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2019.