A Polícia Militar de São Carlos, em parceria com a Companhia Tática do CPTRAN de São Paulo, realizou nesta segunda-feira (24) a Operação “Impacto Cavalo de Aço”, voltada à fiscalização de veículos e motocicletas em diversos pontos da cidade. Coordenada pelo Major PM Renato Gonzalez e pelo Capitão PM Escrivani, a ação reforça o compromisso do @38bpmisaocarlos com a segurança viária e a prevenção de acidentes.
Com foco não apenas em abordagens, mas também na conscientização de condutores, a operação visa reduzir o número de vítimas no trânsito — uma das metas centrais do policiamento preventivo na cidade. Segundo os dados divulgados, foram abordadas 92 pessoas, fiscalizadas 76 motocicletas e 7 automóveis, com 26 motocicletas e 5 carros removidos. Ao todo, 84 condutores foram fiscalizados, resultando em 45 autuações e 111 infrações estaduais registradas.
A ação ocorre em um contexto de queda nas estatísticas de acidentes com vítimas em São Carlos. Em 2024, foram registrados 17 homicídios culposos e 242 casos de lesão corporal por acidente de trânsito. Em 2025, até o momento, os números caíram para 8 e 79, respectivamente — totalizando 25 mortes e 321 feridos nos dois anos.
A Operação “Impacto Cavalo de Aço” reforça o papel da Polícia Militar na proteção da vida e na construção de um trânsito mais seguro para todos.