Novo surto de Ebola preocupa o mundo após dezenas de mortes na África

image 149
Novo surto de Ebola preocupa o mundo após dezenas de mortes na África

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na noite deste sábado (16) uma “emergência de saúde pública de importância internacional” devido ao novo surto de Ebola causado pelo vírus Bundibugyo, que afeta principalmente a República Democrática do Congo e Uganda.

Segundo o órgão internacional, a decisão foi tomada após o aumento preocupante de casos e mortes relacionados à doença. Até o momento, já foram registrados oito casos confirmados laboratorialmente, 246 casos suspeitos e cerca de 80 mortes na província de Ituri, no Congo.

A OMS também anunciou uma situação de “emergência pandêmica”, embora tenha ressaltado que o cenário ainda não atende completamente todos os critérios previstos no Regulamento Sanitário Internacional de 2005.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da África (CDC África) demonstraram preocupação com a rápida possibilidade de transmissão devido à intensa circulação de pessoas entre os países da região. Uma reunião emergencial foi convocada envolvendo entidades internacionais como a própria OMS e centros de controle dos Estados Unidos, China e Europa.

No comunicado, a OMS destacou a necessidade de cooperação internacional para ampliar medidas de vigilância, prevenção e controle da doença. O órgão também recomendou que os países ativem mecanismos de emergência e intensifiquem o trabalho junto às comunidades locais para rastreamento de casos e conscientização da população.

O Ebola é uma doença altamente letal, transmitida através de fluidos corporais, e pode causar febre alta, fraqueza intensa e hemorragias graves. Segundo a OMS, a taxa de mortalidade da doença pode variar entre 60% e 80%.

O último grande surto registrado no Congo aconteceu no fim de 2025, na província de Kasai. Desde a descoberta do vírus, em 1976, este já é o 16º surto da doença registrado no país africano.