Faleceu nesta quarta-feira (14), em São Paulo, aos 70 anos, Sóstenes Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, irmão dos ex-jogadores Sócrates e Raí. Ele enfrentava um tratamento contra um câncer e, recentemente, desenvolveu um quadro de infecção generalizada.
Nascido em março de 1955, em Belém (PA), Sóstenes se mudou ainda criança para Ribeirão Preto (SP), ao lado dos pais Raimundo e Guiomar, e do irmão Sócrates, que viria a se tornar um dos maiores ídolos da história do Corinthians e da Seleção Brasileira — falecido em 2011.
Na juventude, Sóstenes escolheu outro caminho: formou-se em Engenharia em São Carlos e foi docente no Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar durante os anos 1980. A universidade, por meio de nota, manifestou suas condolências aos familiares e amigos.
Sóstenes também atuou na vida pública: foi Secretário de Esportes de São Carlos na primeira gestão do então prefeito Newton Lima.
Nos últimos anos, era diretor da Fundação Gol de Letra, que chegou a presidir por 23 anos. A instituição atua com educação integral para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com núcleos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O São Carlos no Toque presta sua solidariedade à família, amigos e colegas de Sóstenes neste momento de dor.