Brian Wilson, fundador dos Beach Boys e um dos maiores compositores da música popular, morreu aos 82 anos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11) nas redes sociais do artista. “É com o coração partido que anunciamos o falecimento do nosso querido pai, Brian Wilson. Estamos sem palavras neste momento”, diz a nota oficial da família, que pediu privacidade durante o luto.
Autor de clássicos como God Only Knows, Don’t Worry Baby, California Girls e Surfin’ U.S.A., Wilson marcou gerações com suas melodias sofisticadas e harmonias vocais inconfundíveis. Ele foi um dos responsáveis por transformar os Beach Boys em um fenômeno cultural nos anos 1960, levando o “som da Califórnia” para o mundo.
O músico enfrentava sérios problemas de saúde mental desde os anos 1960. Diagnosticado com esquizofrenia ainda jovem, em 2024 recebeu o diagnóstico de um grave distúrbio neurocognitivo semelhante à demência, segundo seus representantes.
Com sua genialidade criativa, Wilson liderou os Beach Boys em álbuns revolucionários como Pet Sounds, que influenciaram até os Beatles. A banda foi um dos maiores nomes do rock nos EUA e encontrou também grande sucesso no Brasil, onde músicas como Wouldn’t It Be Nice e Good Vibrations seguem populares até hoje.
O legado de Brian Wilson permanece como símbolo de inovação, sensibilidade e beleza na música.