A professora emérita Maria Aparecida Soares Ruas, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos, faleceu nesta segunda-feira (30), aos 77 anos. Carinhosamente chamada de Cidinha, ela era uma das maiores referências da matemática brasileira, com mais de quatro décadas de atuação acadêmica.
Cidinha estava passando por um tratamento de saúde e não resistiu após uma cirurgia, segundo informações do ICMC. A causa específica não foi divulgada.
Reconhecida internacionalmente, a professora era membra da Academia Brasileira de Ciências, do CNPq e da Sociedade Brasileira de Matemática — da qual foi uma das fundadoras. Em 2024, foi eleita membra titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e, em janeiro deste ano, recebeu o Prêmio Latino-Americano de Liderança Matemática, concedido pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas.
Desde 1981 no ICMC, onde também concluiu seu mestrado e doutorado, Cidinha se destacou especialmente na área de Teoria de Singularidades, deixando um legado sólido para o ensino e a pesquisa matemática no Brasil e no mundo.
O velório será nesta terça-feira (1º), às 10h30, no Velório Municipal Nossa Senhora do Carmo. O sepultamento ocorrerá às 14h30, no mesmo local.
Em nome de toda a equipe do São Carlos no Toque, deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas. Apesar de nascida na cidade de Lins, sua contribuição pela USP, fez o nome de São Carlos ser elevado ao mais alto patamar da ciência.