MBL alcança número de assinaturas e avança para criar partido ‘Missão’

mbl
MBL alcança número de assinaturas e avança para criar partido 'Missão'

O Movimento Brasil Livre (MBL) anunciou que conseguiu o número mínimo de assinaturas exigido para registrar oficialmente seu partido político, batizado de Missão. A confirmação veio nesta quinta-feira (26), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validar 547.110 assinaturas — acima do mínimo necessário de 547.042 apoios.

Desde 2023, o MBL vinha articulando a criação da nova sigla, coletando assinaturas e promovendo a ideia de um partido com identidade própria. Em uma live transmitida nas redes sociais, o secretário-geral do grupo, Victor Couto, leu ao vivo o certificado da Justiça Eleitoral: “É com esse documento que a gente pode ir para o TSE”, afirmou.

Com a validação dos apoios, o MBL agora poderá protocolar oficialmente o pedido de registro do partido junto ao TSE, que ainda precisa aprovar o estatuto e reconhecer a direção nacional da sigla. Caso isso ocorra, o Missão se tornará o 30º partido político do país — o primeiro criado do zero desde a Unidade Popular, em 2023.

A expectativa é que o processo seja concluído a tempo da disputa eleitoral de 2026. A nova legenda, que deve usar o número 14 nas urnas, planeja lançar candidaturas ao Executivo e ao Legislativo, e realizar prévias para escolher um nome à Presidência da República. Um dos objetivos centrais do Missão é unificar os membros do MBL hoje filiados a diferentes partidos.