
Um vídeo mostrando um cachorro da raça poodle consumindo um líquido diretamente de uma garrafa que seria de cerveja gerou indignação e repercussão nas redes sociais em Araraquara, cidade da região de São Carlos.
O caso passou a ser investigado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e pela Polícia Civil após denúncia feita pela Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB de Araraquara.
Nas imagens, um homem aparece segurando a garrafa enquanto o animal bebe o conteúdo. Durante a gravação, outro homem ironiza a situação ao comentar sobre os direitos dos animais e ainda faz um gesto ofensivo com a mão.
A cena revoltou protetores de animais e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que não localizou boletim de ocorrência registrado sobre o caso, porém, diante da repercussão das imagens, a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Araraquara iniciou diligências para apurar os fatos.
A Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB informou que conseguiu identificar o autor do vídeo e representou o caso junto ao Ministério Público.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) alerta que bebidas alcoólicas são extremamente tóxicas para cães e gatos, podendo causar intoxicação grave e outros problemas de saúde.
A Lei de Crimes Ambientais prevê pena de dois a cinco anos de prisão para casos de maus-tratos contra animais.
