Mangá “profético” causa pânico e cancelamentos de turismo no Japão

japao profecia
Mangá “profético” causa pânico e cancelamentos de turismo no Japão

Um mangá japonês dos anos 1990 voltou a circular nas redes sociais e causou pânico entre turistas asiáticos. A obra The Future I Saw (O Futuro que Eu Vi), lançada em 1999 por Ryo Tatsuki, ganhou repercussão após a previsão de um suposto terremoto no Oceano Pacífico no dia 5 do próximo mês.

A profecia está numa versão relançada em 2021, onde a autora descreve a colisão de “dois dragões”, metáfora para placas tectônicas que causariam uma grande catástrofe na região do Pacífico.

O mangá chamou atenção por prever com certa precisão eventos como o terremoto de Kobe (1995), o tsunami de Fukushima (2011) e até a pandemia de Covid-19. Ryo Tatsuki afirma que suas histórias são baseadas em sonhos premonitórios que registra desde os anos 1980.

Com a viralização do conteúdo no TikTok e no WeChat, impulsionada por videntes e influenciadores, agências de turismo de países como Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul relataram queda de até 50% nas reservas para o Japão entre junho e julho. Algumas companhias aéreas, inclusive, reduziram voos para o país.

O governo japonês e especialistas em sismologia reforçam que terremotos não podem ser previstos com exatidão. Autoridades pedem que turistas confiem apenas em fontes oficiais. Apesar do alarde, o Japão segue operando normalmente, com um dos sistemas de prevenção sísmica mais avançados do mundo.