Um homem de 24 anos, morador de São Carlos, procurou a Polícia Civil após ser vítima de uma tentativa de ext0rsão virtual na noite de sexta-feira (10), por volta das 21h, no bairro Residencial Parque Douradinho. O caso foi registrado na madrugada deste sábado (11) por meio da Delegacia Eletrônica.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima contou que iniciou uma conversa com uma pessoa nas redes sociais e, após dois dias de troca de mensagens, o contato afirmou ser menor de idade e começou a pedir fotos íntimas. Pouco depois, o homem percebeu que havia caído em um golpe, ao ser abordado por um grupo criminoso.
Os golpistas exibiram dados pessoais do jovem — como endereço e informações familiares — e ameaçaram divulgar o conteúdo e suas informações nas redes sociais caso ele não realizasse transferências bancárias para diferentes contas. Diante das ameaças, a vítima relatou que chegou a efetuar pagamentos, mas mesmo assim os criminosos continuaram exigindo mais dinheiro e enviando novas mensagens de intimidação.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que alerta para o aumento de crimes de ext0rsão virtual envolvendo perfis falsos em aplicativos de mensagens e redes sociais. A orientação é nunca ceder a chantagens e procurar imediatamente as autoridades.
