Em entrevista ao podcast Mano a Mano, do rapper Mano Brown, publicada na madrugada desta quinta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como medida de justiça tributária. Lula respaldou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que enfrenta pressões do Congresso e do mercado financeiro desde a implementação da medida em maio.
O presidente destacou que a alta do IOF visa taxar setores de alto lucro, como plataformas de apostas online (bets) e fintechs, propondo elevar a alíquota das bets de 12% para 18%. “São setores que lucram bilhões e pagam pouco. Queremos que quem ganha mais pague mais”, afirmou Lula, reforçando a necessidade de equilibrar as contas públicas sem cortar despesas sociais. A proposta também inclui o fim de isenções de Imposto de Renda para LCAs e LCIs e a taxação de Juros sobre Capital Próprio (JCP).
Apesar de uma redução parcial no aumento do IOF após críticas, a Câmara aprovou, por 346 a 97 votos, a urgência de um projeto que pode anular as mudanças, representando um revés para o governo. Lula lamentou a resistência no Congresso, onde seu grupo político é minoria, e comparou o Brasil herdado de Jair Bolsonaro à Faixa de Gaza, citando a desestruturação de ministérios como Trabalho, Cultura e Direitos Humanos. A entrevista, a segunda de Lula no podcast, reforça sua agenda de reconstrução e equidade fiscal.