Lula diz que Brasil será considerado país desenvolvido pelo mundo

lula diz que brasil sera considerado pais desenvolvido pelo mundo
Lula diz que Brasil será considerado país desenvolvido pelo mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (15), em Paracambi (RJ), que deseja ver o Brasil reconhecido mundialmente como uma nação desenvolvida até o fim de seu mandato.

“Quando eu deixar a Presidência, quero ter orgulho de que o país será considerado, pelo mundo, como país desenvolvido, e não como país em fase de desenvolvimento”, declarou durante visita às obras do PAC na rodovia Presidente Dutra.

O trecho em obras, com investimento federal de R$ 1,5 bilhão, liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Lula rebateu críticas ao custo elevado da obra, explicando que o valor se justifica pela complexidade e impacto social da intervenção.

“Muita gente que não conhece pode dizer: ‘poxa vida, gastar R$ 1,5 bilhão para cuidar de 8 km de estrada? Esses portugueses são caros’. Não. É que quando você pega uma obra dessa, você não mede pelo tamanho. A importância dela não é o tamanho, é a qualidade do serviço”, disse, referindo-se à empresa responsável, de origem portuguesa.

Bem-humorado, Lula completou: “Vocês vão até andar de patinete quando ela estiver pronta, disputar com os caminhões quem é que anda mais. Porque o que nós queremos é garantir que esse país deixe de ser eternamente um país pequeno e pobre e se transforme num país rico, em que as pessoas tenham poder de classe média.”

As obras, iniciadas em abril de 2024, têm 25% do trecho concluído. A previsão é de entrega da subida (sentido São Paulo) em 2028 e da descida (sentido Rio de Janeiro) em 2029, com velocidade máxima de 80 km/h.