Junho marca o mês de conscientização sobre o Teste do Pezinho, exame gratuito e obrigatório que pode detectar doenças graves e raras logo nos primeiros dias de vida. A campanha Junho Lilás, promovida pela União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (UNISERT) chama a atenção para a importância do Teste do Pezinho Ampliado, capaz de identificar cerca de 55 doenças — muitas silenciosas no início, mas com risco de sequelas irreversíveis ou até mesmo óbito.
Contudo, mesmo com a Lei Federal de 2021 que prevê essa ampliação do teste do pezinho no SUS, a maioria dos estados ainda oferece apenas a versão básica, que rastreia apenas seis doenças. O Instituto Jô Clemente (IJC) é referência nacional no Teste do Pezinho e realiza a versão ampliada em 100% da rede pública do município de São Paulo, e cobre 68% dos nascimentos do Estado.
Desde 2023, o IJC lidera um Projeto Piloto para diagnóstico precoce da Atrofia Muscular Espinhal (AME-5q), doença genética grave e rara que compromete a força muscular e afeta a respiração do bebê. Mais de 125 mil recém-nascidos já foram triados e 12 bebês foram diagnosticados precocemente, iniciando tratamento imediato pelo SUS. Mais segurança e qualidade de vida para nossas crianças.
Com 64 anos de atuação, mais de 18,5 milhões de bebês já foram triados no Teste do Pezinho. A experiência da Instituição demonstra que o acesso ao Teste Ampliado salva vidas e pode ser expandido em todo o país com apoio de políticas públicas, estrutura laboratorial e financiamento adequado.