João Fonseca vence mais uma, brilha em Roland Garros e iguala recorde de Nadal

joao fonseca
João Fonseca vence mais uma, brilha em Roland Garros e iguala recorde de Nadal

João Fonseca segue fazendo história no circuito profissional. Nesta quinta-feira (29), o jovem de 18 anos venceu o francês Pierre-Hugues Herbert por 3 sets a 0 — parciais de 7/6 (4), 7/6 (4) e 6/4 — e avançou à terceira rodada de Roland Garros, um Grand Slam, pela primeira vez na carreira.

Diante de uma torcida dividida e barulhenta na quadra 14, o brasileiro encarou uma partida equilibrada e cheia de tensão, com dois tie-breaks e 2h54min de duração, mas manteve a concentração e confirmou sua superioridade técnica diante do rival, 16 anos mais velho.

Com o resultado, Fonseca se tornou o jogador mais jovem a alcançar a terceira rodada do torneio parisiense desde Rafael Nadal, em 2005, ano em que o espanhol conquistou o primeiro de seus 14 títulos em Roland Garros.

O carioca, atual número 65 do mundo, já havia estreado em Grand Slams no Aberto da Austrália deste ano, mas caiu na segunda rodada. A vitória desta quinta interrompe uma sequência de três derrotas seguidas no circuito — em Madri, Estoril e Roma.

Campeão do ATP 250 de Buenos Aires e do Challenger 175 de Phoenix, ambos em 2025, João Fonseca é apontado como a maior promessa do tênis brasileiro desde Gustavo Kuerten, o eterno Guga. E a cada jogo, o jovem talento mostra que o hype pode ser real.