João Fonseca segue fazendo história no tênis brasileiro. Aos 19 anos, o carioca garantiu neste sábado (25) vaga na final do ATP 500 da Basileia ao vencer o espanhol Jaume Munar por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(4) e 7/5. É a primeira decisão de um torneio desse nível na carreira do jovem e também a primeira vez que um brasileiro chega à final de um ATP 500 desde que essa categoria foi criada, em 2009.
Com o resultado, Fonseca se tornou o quinto finalista mais jovem do mundo em torneios desse porte, reafirmando o status de uma das grandes promessas do tênis. Neste domingo, ele disputará o título contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, a partir das 11h (horário de Brasília).
Antes de alcançar a decisão na Suíça, João teve uma campanha sólida: superou o francês Giovanni Perricard, passou pelo tcheco Jakub Mensik (que abandonou) e derrotou o canadense Denis Shapovalov nas quartas. A vitória sobre Munar coroou uma semana de alto nível do brasileiro.
Em fevereiro, Fonseca já havia conquistado seu primeiro título de ATP 250, em Buenos Aires, e agora dá mais um passo importante na carreira. A nova final faz o brasileiro subir para a 34ª posição no ranking em tempo real da ATP — e, em caso de título, ele pode entrar no top 30, um feito inédito para um jogador tão jovem no circuito.
