Injeções para emagrecer podem diminuir efeito anticoncepcional, alertam especialistas

monjauro 1
Injeções para emagrecer podem diminuir efeito anticoncepcional, alertam especialistas

Relatos de gravidez indesejada têm chamado atenção no Reino Unido e acendido um alerta sobre o uso de injeções para perda de peso, como Wegovy (semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida), por mulheres que usam anticoncepcionais orais.

Conhecidos por suprimir o apetite e promover emagrecimento, esses medicamentos também afetam o funcionamento do sistema digestivo — o que pode comprometer a eficácia da pílula anticoncepcional.

O órgão regulador de medicamentos britânico já recebeu ao menos 40 relatos de mulheres que engravidaram inesperadamente durante o uso dessas substâncias, mesmo seguindo corretamente o uso de contraceptivos orais. A suspeita recai sobre a ação dessas drogas no esvaziamento gástrico: ao desacelerar a digestão, elas podem reduzir a absorção do hormônio etinilestradiol, componente essencial de muitas pílulas.

Estudos indicam que a tirzepatida, presente no Mounjaro, pode diminuir em até 20% a presença desse hormônio na corrente sanguínea e atrasar sua absorção em até quatro horas. Isso compromete o efeito contraceptivo esperado. A semaglutida (Ozempic/Wegovy), embora apresente efeito similar, parece causar impacto menos significativo.

Com o crescimento do uso dessas drogas, especialistas alertam: mulheres em idade fértil devem redobrar os cuidados contraceptivos ao aderir a esses tratamentos para emagrecimento.