As cidades do interior de São Paulo alcançaram, nos primeiros sete meses de 2025, o menor número de homicídios dolosos e latrocínios desde o início da série histórica, em 2001. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, foram registrados 846 homicídios dolosos de janeiro a julho, uma queda de 6,8% em relação aos 908 casos do mesmo período em 2024. Em julho, ocorreram 116 assassinatos intencionais.
A redução de homicídios dolosos marca o quarto ano consecutivo de queda, com 1.025 casos em 2022 e 939 em 2023. Já os latrocínios, roubos seguidos de morte, também atingiram o menor patamar histórico, com 35 ocorrências nos sete meses de 2025, uma redução de 33,9% em comparação aos 53 casos de 2024. Em julho, foram registrados apenas oito latrocínios.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, atribuiu os resultados à integração das forças policiais, com uso de tecnologia e inteligência. “Estamos no caminho certo, intensificando ações de prevenção e presença policial para consolidar essa tendência”, afirmou.
No combate à violência de gênero, as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) registraram 84 feminicídios em 2025, contra 85 no mesmo período de 2024. O estado ampliou a rede de proteção, que conta com 142 DDMs e 170 Salas DDM em plantões policiais, oferecendo atendimento 24 horas. Nos últimos três anos, cerca de 100 novas unidades foram criadas, além de iniciativas como monitoramento eletrônico de agressores e campanhas para incentivar denúncias de violência doméstica.
