Se você abriu a geladeira mais vezes do que o normal nos últimos dias gelados em São Carlos, saiba que não está sozinho. O friozinho inesperado, para o qual o são-carlense claramente não está preparado em alguns momentos, é acompanhado de um apetite fora do comum. Mas calma: isso é mais normal (e psicológico) do que parece.
Apesar de o corpo realmente gastar mais energia para manter a temperatura interna em dias frios, o motivo principal da fome aumentada vai além do metabolismo. Emoções como tédio, ansiedade e até um leve clima de tristeza tendem a aflorar com as baixas temperaturas. E aí, o cérebro pede conforto, e a comida, especialmente a calórica, vira aliada.
É por isso que pratos como sopas fumegantes e aquele chocolatinho quente parecem mais irresistíveis nessa época. Eles aquecem o corpo e o coração, ainda que nem sempre a fome seja real.
Nessas horas, a geladeira se transforma quase numa amiga íntima. E, em uma cidade como a nossa, onde o frio é visita rápida, a melhor solução para o desconforto térmico e emocional muitas vezes está no prato.
Só não vale exagerar todos os dias, afinal, o inverno ainda nem chegou oficialmente. Mas que uma sopa bem temperada resolve muita coisa, isso resolve! Está comendo mais nesse friozinho? Comente.