Fracasso lunar: sonda japonesa Resilience cai na Lua e missão é abortada

sonda japonesa
Fracasso lunar: sonda japonesa Resilience cai na Lua e missão é abortada

A missão japonesa Hakuto-R 2, operada pela empresa Ispace, fracassou em sua tentativa de realizar o primeiro pouso lunar privado do país. A nave Resilience, que levava o robô europeu Tenacious, caiu na superfície da Lua nesta quinta-feira (5), após perder comunicação com a equipe terrestre pouco antes do pouso.

Com 2,3 metros de altura e pesando cerca de uma tonelada, a sonda deveria tocar o solo lunar às 16h17 (horário de Brasília), na região do Mare Frigoris — uma planície localizada no lado visível da Lua. No entanto, um problema no sistema de telêmetro a laser comprometeu a desaceleração final, causando o que a empresa classificou como um “pouso forçado”.

“Queríamos que a Missão 2 fosse um sucesso, mas infelizmente não conseguimos pousar. Temos que continuar nossa missão de permitir a exploração lunar pelos japoneses”, declarou o CEO da Ispace, Takeshi Hakamada.

Esse é o segundo fracasso consecutivo da Ispace em pousos lunares. Em 2023, a primeira tentativa também terminou em queda após o sistema da sonda interpretar incorretamente a borda de uma cratera como superfície segura.

A missão de 2025 teria duração estimada de duas semanas e marcaria mais um passo no avanço da exploração lunar privada, mas foi encerrada antes mesmo de começar.