“Fim do planeta”: Rússia ameaça reação nuclear se Ucrânia tentar retomar áreas ocupadas

putin 1
"Fim do planeta": Rússia ameaça reação nuclear se Ucrânia tentar retomar áreas ocupadas

Uma declaração alarmante de Vladimir Medinski, assessor sênior do presidente russo Vladimir Putin e chefe da delegação russa nas negociações de paz com a Ucrânia, voltou a colocar o risco de guerra nuclear no centro do conflito. Em entrevista à agência estatal Tass, Medinski afirmou que uma tentativa da Ucrânia e da Otan de retomar os territórios atualmente sob ocupação russa poderia levar à destruição do planeta.

Segundo ele, caso não haja um acordo de paz definitivo — e o confronto termine apenas com um cessar-fogo — a situação poderá evoluir para um conflito prolongado. “Depois de algum tempo, a Ucrânia, junto com a Otan e seus aliados, entrará para a aliança, tentará retomar o território, e isso será o fim do planeta — será uma guerra nuclear”, disse.

A Rússia condiciona o fim da guerra a exigências como o reconhecimento da soberania russa sobre cerca de 20% do território ucraniano ocupado e a garantia de que a Ucrânia jamais ingressará na Otan.

As falas de Medinski reforçam a tensão geopolítica e aumentam a pressão internacional sobre os esforços por um acordo duradouro — enquanto o temor de uma escalada nuclear se mantém como pano de fundo perigoso do conflito.