Fim das fraudes? INSS obrigará biometria para liberar empréstimos consignados

biometria inss
Fim das fraudes? INSS obrigará biometria para liberar empréstimos consignados

A partir desta sexta-feira (23), o INSS passará a exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19) e amplia uma decisão tomada no início do mês, quando o presidente do instituto, Gilberto Waller Junior, determinou o bloqueio de novos descontos em benefícios até que medidas de segurança fossem implementadas.

Agora, com a data definida, a autenticação biométrica será obrigatória para liberar empréstimos, como forma de evitar fraudes e garantir a segurança dos aposentados e pensionistas.

Em 2023, uma auditoria do Tribunal de Contas da União apontou mais de 35 mil reclamações de empréstimos liberados sem solicitação dos beneficiários.

O cenário se agravou com a operação recente da Polícia Federal, que revelou um esquema fraudulento envolvendo associações que aplicavam descontos indevidos em aposentadorias e pensões, muitas vezes sem consentimento dos segurados.

O prejuízo estimado pode chegar a R$ 6,3 bilhões, afetando cerca de 4,1 milhões de beneficiários. Segundo Waller, a medida visa “mapear vulnerabilidades operacionais” e “implementar aprimoramentos” que aumentem a confiabilidade do sistema de consignados.