FIFA recua e retira títulos da Copa Rio de lista oficial de campeões mundiais

mundial
FIFA recua e retira títulos da Copa Rio de lista oficial de campeões mundiais

A FIFA retirou de seu site oficial um relatório que listava os títulos internacionais das equipes participantes do novo Mundial de Clubes. No documento, Fluminense e Palmeiras apareciam com as conquistas da Copa Rio de 1952 e 1951, respectivamente, equiparadas a títulos mundiais — o que reacendeu o debate sobre o reconhecimento dessas taças como equivalentes ao Mundial de Clubes.

A remoção do material ocorre após críticas e questionamentos, já que a própria FIFA havia esclarecido oficialmente, em 2017, que apenas dois torneios são considerados como títulos mundiais pela entidade: a Copa Intercontinental (disputada entre 1960 e 2004) e o atual formato do Mundial de Clubes, realizado desde 2000.

A inclusão dos títulos da Copa Rio no relatório foi vista por alguns torcedores como um possível avanço no reconhecimento histórico, mas a exclusão do documento reforça a posição oficial da entidade máxima do futebol: Fluminense e Palmeiras não são, formalmente, campeões mundiais segundo os critérios da FIFA.