
Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) deixou o Distrito Federal e ao menos 13 estados brasileiros sem energia por períodos que variaram entre 8 minutos e 1 hora. O apagão atingiu todas as regiões do país, de acordo com informações do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Segundo o MME, a falha foi provocada por um incêndio na subestação de Bateias, localizada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). O fogo teria comprometido o funcionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN), que distribui energia entre as regiões do Brasil. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio.
O ONS informou que a ocorrência provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga no sistema elétrico nacional. Assim que o problema foi detectado, o órgão iniciou, junto às companhias de energia, uma operação para restabelecer o fornecimento em todo o país.
Além do Distrito Federal, registraram falta de energia os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Santa Catarina e Rondônia.
O SIN cobre praticamente todo o território brasileiro e é composto por usinas, subestações e linhas de transmissão interligadas, sob coordenação do ONS. Esse sistema permite o compartilhamento de energia entre diferentes regiões, garantindo o equilíbrio e a segurança do fornecimento no país.
