Estrela pede recuperação judicial após décadas marcando gerações

image 170
Estrela pede recuperação judicial após décadas marcando gerações

A fabricante de brinquedos Estrela, uma das marcas mais tradicionais do Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial nesta quarta-feira (20) após enfrentar dificuldades financeiras nos últimos anos.

O pedido foi protocolado na Comarca de Três Pontas, em Minas Gerais, e envolve oito empresas do grupo, incluindo a Manufatura de Brinquedos Estrela S.A., a Editora Estrela Cultural e a Estrela Distribuidora de Brinquedos.

Segundo a companhia, o objetivo da recuperação judicial é reorganizar as dívidas e manter as operações funcionando normalmente.

A empresa afirmou que vem sofrendo impacto com juros altos, dificuldade para conseguir crédito e mudanças no comportamento dos consumidores, que passaram a investir mais em entretenimento digital, jogos online e tecnologia.

Fundada em 1937, a Estrela marcou diferentes gerações de brasileiros com brinquedos clássicos como Banco Imobiliário, Autorama, Falcon, Genius, Susi, Comandos em Ação e Super Massa.

Para muita gente, a notícia acabou trazendo uma forte sensação de nostalgia nas redes sociais. Afinal, poucas marcas fizeram tanto parte da infância dos brasileiros quanto a Estrela.

A companhia destacou que continuará operando durante o processo e deverá apresentar futuramente um plano de recuperação financeira aos credores.

Um dos momentos mais marcantes da trajetória da empresa aconteceu no fim dos anos 1990, quando a Estrela perdeu a parceria com a Mattel e deixou de fabricar a Barbie no Brasil, apostando novamente no retorno da boneca Susi para recuperar espaço no mercado.

Agora, enquanto tenta reorganizar suas finanças, a empresa busca seguir viva em um cenário cada vez mais dominado pelo entretenimento digital e pelas mudanças nos hábitos das novas gerações.