Dois jovens talentos do Ceará foram reconhecidos mundialmente no “Global Child Prodigy Awards”, premiação que celebra 100 crianças prodígio ao redor do mundo. Nicole Oliveira, a Nicolinha, e João Pedro Araújo, conhecido como JP das Galáxias, ambos de 12 anos e moradores de Fortaleza, estão entre os agraciados de 2024.
Fascinada pelo espaço desde pequena — trocando bonecas por estrelas de pelúcia — Nicolinha integra uma instituição de astronomia, já conquistou medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (2020 e 2021) e chegou a detectar asteroides em um projeto do Ministério da Ciência com a Nasa. Desta vez, foi premiada na categoria “ciência espacial e astronomia”, sua segunda conquista no prêmio. Em 2022, havia sido reconhecida na área de “astronomia mundial”.
JP, por sua vez, chamou a atenção do país ao participar do quadro “Pequenos Gênios”, no Caldeirão do Huck, e foi reconhecido internacionalmente pela sua incrível memória e inteligência. Sua estreia na lista veio com emoção: ele mesmo leu o e-mail com a notícia e ligou, eufórico, para contar à mãe.
As famílias se organizam agora para participar da cerimônia de premiação em Londres e fazem campanha para custear a viagem.
Parabéns, Nicolinha e JP! O Brasil se orgulha de vocês.