A cidade de Dourado vive, desde o dia 21 de junho, o clima festivo da centenária Festa de São João Batista — e nesta terça-feira (24), data do nascimento do padroeiro, os momentos mais simbólicos tomaram conta da programação.
Pela manhã, as celebrações começaram com a alvorada, seguida de missa, bênção do bolo e dos veículos. Às 14h, ocorre a saída do mastro, partindo da Igreja Matriz, e às 18h, foi celebrada uma nova missa. Logo após, aconteceu o levantamento dos mastros — um dos rituais mais aguardados pelos fiéis — e, na sequência, show com o cantor Waldemar.
A tradicional fogueira de São João, conhecida em toda a região, foi acesa às 19h em frente à Igreja Matriz, reafirmando a fé e a identidade cultural da cidade, que preserva com orgulho essa prática centenária.
A Festa de São João Batista é considerada uma das mais importantes manifestações populares do município. Com apoio da Prefeitura de Dourado, a celebração se estende até 27 de julho, reunindo shows, barraquinhas típicas, parque de diversões e uma programação religiosa intensa.
Para o prefeito Juninho Rogante, o evento vai além do entretenimento: “É um patrimônio cultural e religioso. A festa reforça os laços da comunidade, movimenta nossa economia e valoriza a história de Dourado.”
Mais do que festa, é tradição que atravessa gerações.