Estreia nesta quinta-feira (22), nos cinemas, o documentário Ritas, que mostra diversas facetas de Rita Lee: a avó irreverente, a mãe de pet apaixonada e, claro, o ícone que revolucionou o rock brasileiro. O filme é conduzido pela própria artista, que atua como narradora, mesmo após sua morte em 8 de maio de 2023, vítima de um câncer de pulmão.
Logo no início, o público entende o porquê da data de estreia: “Resolvi que, a partir de hoje, meu aniversário é dia 22 de maio, dia de Santa Rita… Mas continuo capricorniana porque gosto de ser capricorniana. Hello, goodbye”, diz Rita em vídeo gravado com seu celular.
Inspirado em sua autobiografia de 2016, o documentário reúne uma entrevista inédita feita em 2018, trechos gravados pela própria cantora e imagens de arquivo com entrevistas históricas concedidas a Hebe Camargo e Marília Gabriela.
Em clima intimista, Rita aparece mostrando lembranças, revendo fotos de infância e registrando o marido no jardim da casa que descreveu como palco da “fase mais feliz” da sua vida.
Segundo o diretor Oswaldo Santana, a escolha por manter Rita como única voz do filme foi para preservar sua linguagem única e sua visão sobre si mesma. A obra, feita com apoio da família, mostra uma Rita multifacetada, que se reconhecia, inclusive, como uma personagem.